sábado, 19 de setembro de 2009

Cheias em Cabo Verde


Parece mentira, mas não é. Desde ontem que algumas ilhas de Cabo Verde enfrentam um problema pouco comum neste país: a abundância de chuva.

Bastaram poucas horas de chuva intensa, para que ontem, ao princípio da tarde, a cidade do Mindelo parecesse a Ribeira de Santarém em tempo de cheias.
Num país onde pouco chove e sem qualquer preparação para quando a chuva aparece, bastam umas bátegas de água, para ver inundações por tudo quanto é sítio.
Hoje, quando saí de casa a caminho do trabalho, ao ver campos de futebol cobertos de água onde só a parte de cima das
balizas eram visíveis, logo me fez lembrar os meus tempos de estudante do Liceu de Santarém quando, nas traseiras do mesmo Liceu, olhava o campo de futebol da Ribeira de Santarém e toda a sua envolvência, no tempo de cheias do no Ribatejo.
Quando a chuva aparece por aqui, recordo-me logo de uma morna, que ouvi cantar pelo Dudu Araújo e cuja letra diz qualquer coisa parecida com:




Se não tem chuva,
morremos de sede;

Se a chuva vem,

morremos afogados.



Se quiserem saber mais sobre
esta inundações, basta seguir a comunicação social local on-line em:

http://www.expressodasilhas.sapo.cv/
http://asemana.sapo.cv/

http://liberal.sapo.cv/


Fotos: 1- Hoje, perto da zona onde moro; 2-Cruzamento da R. de Lisboa com a Av. 5 de Julho (foto publicada no Liberal on-line); 3- Av.ª 12 de Setembro (foto publicada no Expresso da Ilhas on-line).

Com comentários do MI Luís Santos (2382 Elo), reproduzo a partida publicada no Boletim "Xeque Mate", disputada no Torneio Comemorativo do 21.º Aniversário da AXSV, entre os dois jogadores da Praia, António Monteiro e José D. Andrade .




Play online chess

Sem comentários: