terça-feira, 24 de novembro de 2009

Fiquei esclarecido...

Ontem, eu e o Carlos Mões, na qualidade de presidente e tesoureiro da AXSV, respectivamente, tivemos, na Câmara Municipal de S. Vicente, uma audiência com o Sr. Vereador do pelouro do desporto e da cultura, Humberto Lelis.
Para mostrar ao Sr. Vereador que a nossa Associação não é uma Associação fantasma, levei comigo, para lhe oferecer,  uma brochura com cópias daquilo que a imprensa foi publicando acerca de nós durante o último ano, acompanhada de um DVD com fotos que, em jeito de filme, regista a nossa actividade durante esse período.
Ficamos com a promessa que o DVD seria visionado e que a brochura seria analisada com maior atenção.

Na qualidade de presidente da AXSV, tive oportunidade de apresentar as  minhas  reclamações, pois considero que não tivemos, por parte da Câmara Municipal, o tratamento que deveríamos ter tido nem a atenção que merecíamos.
Enumerei também, alguns dos nossos projectos futuros, parecendo-me que a partir de agora, há disponibilidade para AXSV e CMSV colaborarem numa maior dinamização do xadrez em S. Vicente.
A conversa decorreu com cordialidade e considerei-a proveitosa para o futuro, ficando com a esperança de que as palavras se venham a tornar realidades.
Acabamos por ter uma boa surpresa, pois quando quisemos saber do subsídio que nos tinha sido prometido na audiência do ano anterior, o Sr. Vereador, após consultar o seu PC, informou-nos que para o ano de 2009 nos tinha sido atribuída a verba de 120.000$00 (1.088,29 €) e que deveríamos contactar o secretário municipal para nos ser entregue este subsídio.

Durante esta audiência quis saber a causa pelo qual, há um ano atrás, durante o Festival de Xadrez (depois deste Senhor Vereador nos ter praticamente garantido que podíamos utilizar a Praça Nova para realizarmos uma simultânea e um Torneio de Rápidas, com a participação do então campeão de Portugal, o GM António Fernandes), a Câmara não nos autorizou a utilizar a Praça, numa comunicação que nos foi transmitida um dia antes do início do Festival.
A justificação dada pelo Sr. Vereador foi  de que: "a Sr.ª Presidente é que despachou não autorizar porque,  como provavelmente se juntaria muita gente, iriam sujar tudo e estragar os jardins e depois a Câmara é que teria de fazer a limpeza e voltar a arranjar os jardins".

Fiquei esclarecido...

Além de esclarecido, e sabendo como decorreram a simultânea e o Torneio de Rápidas, apeteceu-me fazer muitas perguntas. Optei por não as fazer, até porque a justificação apanhou-me de surpresa. No entanto, mais tarde, ri-me e perguntei-me:
"Será que os jogadores e espectadores de xadrez são macacos que estragam jardins e sujam tudo por onde passam? Nesta perspectiva, provavelmente, até surripiariam uma banana a uma qualquer vendedeira ambulante, das muitas que proliferam por esta cidade, e subiriam acima das árvores". 


Em baixo, uma partida do célebre match de 1978 entre Karpov e Korchnoi





Sem comentários: