sexta-feira, 6 de novembro de 2009

DENGUE mata em Cabo Verde



A epidemia de dengue que está a passar por Cabo Verde, principalmente na ilha de Santiago, já provocou 6 mortos registando actualmente cerca de 9.000 infectados.
Esta epidemia, está a colocar em polvorosa toda a nação crioula que hoje se juntou numa campanha de ataque a eventuais focos de desenvolvimento do terrível mosquito.
Segundo o folheto distribuído pela Câmara de S. Vicente, a dengue pode ser transmitida por duas espécies de mosquitos (Aëdes aegypti e Aëdes albopictus), que picam durante o dia e a noite, ao contrário do mosquito comum, que pica durante a noite. Os transmissores de dengue, principalmente o Aëdes aegypti, proliferam-se dentro ou nas proximidades de habitações (casas, apartamentos, hotéis), em recipientes onde se acumula água limpa (vasos de plantas, pneus velhos, cisternas etc.).

A prevenção é a única arma contra a doença e a melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acumulação de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas de água, tambores (bidons), latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.
Alguns conselhos preventivos:


Com comentários do MI Luís Santos, mais uma partida do Torneio Comemorativo do 21.º aniversário da AXSV.









Sem comentários: