sábado, 19 de dezembro de 2009

Cumpriu-se o match


Quando em Agosto passado apresentei a minha demissão do cargo de vice-presidente da AXSV, logo algumas vozes vieram questionar-me sobre a realização do match final do Campeonato Regional Individual Absoluto, ficando no ar a dúvida se alguma vez terminaria o Campeonato iniciado em Abril e no qual, como se diz na gíria, "coloquei quase toda a carne no assador". 
Serenei essas vozes, até porque já estava quase "também a assar com a carne", dizendo que independentemente do rumo que a AXSV tomasse eu não deixaria cair o match final, o que faltava realizar para fechar o Regional 2009.
Acabei por aceitar o cargo de presidente da AXSV, talvez até, inconscientemente, com a preocupação da realização deste match, escudando-me em que a Assembleia que me elegeu tinha sido participativa. Puro golpe de magia, ou seja de ilusão, pois se nessa Assembleia a participação foi elevada, no dia da tomada de posse já foi muito menor, sendo ainda muito menor no dia da apresentação da "sede" e da realização do Regional de Semi-rápidas e vindo a culminar no match, de tal forma que no dia da 4.ª partida, da direcção da AXSV, só estava eu e um dos dos jogadores do match, cuja única preocupação que teve para com o match foi  arranjar  um tabuleiro de madeira, trazendo uma peça mais decorativa do que de competição e sem previamente consultar o presidente da direcção na sua utilização, e  no dia da 1.ª partida, colocar duas damas ao lado do tabuleiro, porque vira isso algures (Ah!Ah!Ah!).
Concluindo: quase novamente só, mas agora sem magia.
Não quero no entanto deixar de salientar, que o Carlos Mões, mesmo debilitado, devido a questões de saúde, esteve sempre presente, excepto na 4.ª partida, em que  foi justificada a sua ausência.
É esta a dura realidade após se ter cumprido o match que terminou ontem, com a vitória de Éder Pereira sobre Daniel Lopes, não sendo assim necessário a realização da 6.ª partida.

 Agora, chegou o momento de uma reanálise da situação e questionar se há condições objectivas para continuar assim ou se não será melhor mudar de rumo.
Ainda relativamente ao match, em baixo apresento o quadro de resultados. Das partidas, pode ser feito o download aqui.

QUADRO DE RESULTADOS DO MATCH ÉDER PEREIRA x DANIEL LOPES


1
2
3
4
5
6
TOTAL
ÉDER PEREIRA
0
1
1/2
1
1

31/2
DANIEL LOPES
1
0
1/2
0
0

11/2

Uma lição de xadrez de Anatoly Karpov






Hoje recebi a notícia do abandono do meu adversário, nas 2 partidas que estava a jogar no match amigável entre os Estados Unidos da América - Resto do Mundo, jogadores com menos de 2100 Elo, em xadrez por correspondência e é uma dessas partidas que em baixo reproduzo. 




Sem comentários: