quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Onde está o frio?



Pelo nono ano consecutivo que o Natal não me sabe a Natal: faz-me falta o frio.
Para aqueles que estão a tiritar de frio esta afirmação parece ridícula mas é a pura das verdades. Durante quase 40 anos passei o Natal à lareira. Ouvindo e contando histórias, enquanto os belhoses iam fritando, pelas mãos da minha mãe, da minha avó e, ultimamente, da minha irmã, que hoje, em "mangas de camisa" e a necessitar de ar condicionado para combater as agruras do calor, o Natal parece-me estar distante. 
Mesmo acontecendo da melhor forma possível, a reunião natalícia, onde também não faltarão o bacalhau, o peru e o bolo rei, falta-me um coisa que julgava dispensável: o frio. 
Hoje, parece-me evidente que Natal, sem frio, sem lareira, sem lume, não é Natal.
Mesmo não tendo frio, o Natal há-de ser Natal, e  o que desejo a todos é um


Santo e Feliz Natal


...e acima de tudo, divirtam-se jogando xadrez.



Para celebrar o Natal, nada melhor que uma partida entre Boris Spassky e Robert James Fischer



Sem comentários: