quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Feliz 2010


Aproxima-se a passos largos o fim de 2009, aquele que foi, penso eu, um bom ano para o xadrez cabo-verdiano, fruto de um trabalho que fui desenvolvendo ao longo destes 365 dias.
Não sei se 2010 será tão bom, mas cabe a todos os interessados no xadrez, em Cabo Verde, fazer para que o 2009 não tenha sido um ano de excepção. Eu cá estarei para colaborar.
A todos votos de Feliz Ano Novo, e nada melhor que um vídeo com um pouco do que é a noite de S. Silvestre, aqui em S. Vicente.

 

Em baixo uma partiça da Supertaça de Portugal, disputada entre Ruben Pereira (AX Gaia) e Aleksa Strikovic (Vale Cambra).


quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Onde está o frio?



Pelo nono ano consecutivo que o Natal não me sabe a Natal: faz-me falta o frio.
Para aqueles que estão a tiritar de frio esta afirmação parece ridícula mas é a pura das verdades. Durante quase 40 anos passei o Natal à lareira. Ouvindo e contando histórias, enquanto os belhoses iam fritando, pelas mãos da minha mãe, da minha avó e, ultimamente, da minha irmã, que hoje, em "mangas de camisa" e a necessitar de ar condicionado para combater as agruras do calor, o Natal parece-me estar distante. 
Mesmo acontecendo da melhor forma possível, a reunião natalícia, onde também não faltarão o bacalhau, o peru e o bolo rei, falta-me um coisa que julgava dispensável: o frio. 
Hoje, parece-me evidente que Natal, sem frio, sem lareira, sem lume, não é Natal.
Mesmo não tendo frio, o Natal há-de ser Natal, e  o que desejo a todos é um


Santo e Feliz Natal


...e acima de tudo, divirtam-se jogando xadrez.



Para celebrar o Natal, nada melhor que uma partida entre Boris Spassky e Robert James Fischer



quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Rápidas na Alliance Française

 
Com o intuito de criar um clube de xadrez, a Alliance Française no Mindelo, levou a efeito, na passada Segunda-Feira, um Torneio de Rápidas.
A parte técnica e organizativa deste Torneio, que contou com a participação de 13 jogadores, esteve a meu cargo, na qualidade de Presidente da AXSV.

Carlos Mões foi o grande vencedor somando só vitórias nos 12 jogos disputados. Em 2.º lugar ficou Daniel Lopes, com 9 pontos e em 3.º lugar ficaram Heleno Monteiro, Luís Fernandes e Fredson Martins, todos com  8 pontos.

A responsabilidade do clube de xadrez da Alliance Française do Mindelo, estará a cargo de Pierre Mallet, advogado na reforma e que escolheu estas paragens para viver.
Aguardam-se novas iniciativas, até porque o actual Presidente da AF, João Faria, é um entusiasta da modalidade.






Em baixo, a partida entre Gary Kasparov e o GM francês, Etienne Bacrot no match Arménia vs Resto do Mundo, disputado em 2004





domingo, 20 de dezembro de 2009

Korchnoi vs Spassky em Elista

O match intitulado como a "Batalha dos gigantes" opõe o ex-campeão do mundo Boris Spassky, de 72 anos, e o diversas vezes candidato ao título de campeão mundial, Viktor Korchnoi, de 78 anos. 
Se Spassky se retirou da prática do xadrez competitivo, Korchnoi continua muito activo de tal forma que, mesmo chegando exausto a Calmúquia, derrotou logo na primeira partida o seu oponente. Nesta primeira partida, Spassky chegou a propor empate mas, Korchnoi recusou para depois de um erro do seu adversário  vir a vencer.
A segunda partida, jogada hoje, terminou empatada. 




Em baixo reproduz-se a partida que iniciou o match.
 



USA, 16,5 - Rest Of World Under 2100 Rating, 29,5


Desde 17 de Agosto passado que está a decorrer o match, em xadrez por correspondência, entre os Estados Unidos e o Resto do Mundo, para jogadores com Elo inferior a 2100.
O match, a 54 tabuleiros, tem a participação, de 8 jogadores de língua portuguesa (7 portugueses e 1 brasileiro).
Também participei no match e, contribui para o avolumar do resultado da selecção do Resto do Mundo, ao vencer as minhas 2 partidas no 37.º tabuleiro. 

Actualmente, quando estão terminadas 46 das 108 partidas, a selecção do Resto do Mundo, vence por 29,5 a 16,5.
Em baixo, depois do vídeo, reproduzo a partida que joguei, com negras, neste match.






sábado, 19 de dezembro de 2009

Cumpriu-se o match


Quando em Agosto passado apresentei a minha demissão do cargo de vice-presidente da AXSV, logo algumas vozes vieram questionar-me sobre a realização do match final do Campeonato Regional Individual Absoluto, ficando no ar a dúvida se alguma vez terminaria o Campeonato iniciado em Abril e no qual, como se diz na gíria, "coloquei quase toda a carne no assador". 
Serenei essas vozes, até porque já estava quase "também a assar com a carne", dizendo que independentemente do rumo que a AXSV tomasse eu não deixaria cair o match final, o que faltava realizar para fechar o Regional 2009.
Acabei por aceitar o cargo de presidente da AXSV, talvez até, inconscientemente, com a preocupação da realização deste match, escudando-me em que a Assembleia que me elegeu tinha sido participativa. Puro golpe de magia, ou seja de ilusão, pois se nessa Assembleia a participação foi elevada, no dia da tomada de posse já foi muito menor, sendo ainda muito menor no dia da apresentação da "sede" e da realização do Regional de Semi-rápidas e vindo a culminar no match, de tal forma que no dia da 4.ª partida, da direcção da AXSV, só estava eu e um dos dos jogadores do match, cuja única preocupação que teve para com o match foi  arranjar  um tabuleiro de madeira, trazendo uma peça mais decorativa do que de competição e sem previamente consultar o presidente da direcção na sua utilização, e  no dia da 1.ª partida, colocar duas damas ao lado do tabuleiro, porque vira isso algures (Ah!Ah!Ah!).
Concluindo: quase novamente só, mas agora sem magia.
Não quero no entanto deixar de salientar, que o Carlos Mões, mesmo debilitado, devido a questões de saúde, esteve sempre presente, excepto na 4.ª partida, em que  foi justificada a sua ausência.
É esta a dura realidade após se ter cumprido o match que terminou ontem, com a vitória de Éder Pereira sobre Daniel Lopes, não sendo assim necessário a realização da 6.ª partida.

 Agora, chegou o momento de uma reanálise da situação e questionar se há condições objectivas para continuar assim ou se não será melhor mudar de rumo.
Ainda relativamente ao match, em baixo apresento o quadro de resultados. Das partidas, pode ser feito o download aqui.

QUADRO DE RESULTADOS DO MATCH ÉDER PEREIRA x DANIEL LOPES


1
2
3
4
5
6
TOTAL
ÉDER PEREIRA
0
1
1/2
1
1

31/2
DANIEL LOPES
1
0
1/2
0
0

11/2

Uma lição de xadrez de Anatoly Karpov






Hoje recebi a notícia do abandono do meu adversário, nas 2 partidas que estava a jogar no match amigável entre os Estados Unidos da América - Resto do Mundo, jogadores com menos de 2100 Elo, em xadrez por correspondência e é uma dessas partidas que em baixo reproduzo. 




sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Éder Pereira, adianta-se no match


Com a vitória obtida ontem, Éder Pereira, pela primeira vez neste match, está à frente no marcador. Ainda não está nada resolvido mas a vitória de ontem foi certamente um grande tónico. 
Daniel Lopes não pode perder mais nenhuma partida, pois basta uma derrota ou dois empates para que o seu adversário se sagre Campeão Regional de S. Vicente, ou seja, Daniel Lopes terá obrigatoriamente de vencer as 2 partidas em falta, para  sair vencedor do Match, ou então ganhar uma e empatar outra para ir para o "prolongamento".
O match prossegue hoje às 20:30 H.





1
2
3
4
5
6
TOTAL
ÉDER PEREIRA
0
1
1/2
1


21/2
DANIEL LOPES
1
0
1/2
0


11/2


Em baixo a partida de ontem.


quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Primeiro empate do match


Terminou empatada a partida de ontem do match para o apuramento do Campeão Regional Absoluto de S. Vicente 2009.
Ao 56.º lance, Daniel Lopes e Éder Pereira, ambos com apuros de tempo, acordaram um empate, naquela que foi até agora, a partida mais longa do match (tanto em tempo como em número de lances).
Demasiado tensos, os jogadores mostraram receio um pelo outro, levando esta partida, que abriu com uma siciliana, até bastante tarde (já passava da meia-noite quando terminou). 
Éder Pereira conduziu as brancas nesta terceira partida do match. Hoje, ás 20:30 H joga-se a quarta partida cabendo a Daniel Lopes conduzir as brancas.

A evolução do marcador é a seguinte:


1
2
3
4
5
6
TOTAL
ÉDER PEREIRA
0
1
1/2



11/2
DANIEL LOPES
1
0
1/2



11/2





Em baixo a 3.ª partida do match.


quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Match empatado


Éder Pereira, de pretas, ao vencer ontem Daniel Lopes, empatou o Match que decidirá quem será o campeão Regional de S. Vicente 2009.
A partida, onde os jogadores optaram pela variante das trocas da Defesa Francesa, terminou ao 18.º lance com o abandono de Daniel Lopes, depois de oferecer um Bispo ao seu oponente.
O Match prossegue hoje ás 20:30 H com a realização da 3.ª partida onde Éder Pereira voltará a jogar com as brancas.




1
2
3
4
5
6
TOTAL
ÉDER PEREIRA
0
1




1
DANIEL LOPES
1
0




1





Em baixo, a partida de ontem.







terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Daniel Lopes, na frente do match



Iniciou-se ontem o match final do Campeonato Regional Individual Absoluto de S. Vicente entre Daniel Lopes e Éder Pereira.
Daniel Lopes, de pretas, colocou-se na frente do match ao vencer a primeira partida.
As partidas decorrerão na actual sede da AXSV, o Centro Social do Madeiralzinho, diariamente até Sábado, sempre ás 20:30 H.



1
2
3
4
5
6
TOTAL
ÉDER PEREIRA
0





0
DANIEL LOPES
1





1



Em baixo, a partida de ontem.


segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Éder Pereira, Campeão Regional de Semi Rápidas


 Somando só vitóras, Éder Pereira, sagrou-se ontem, dia 12 de Dezembro, Campeão Regional de Semi Rápidas de S. Vicente. O Torneio decorreu após se ter sorteado as cores para a 1.ª partida do match , a decorrer de 14 a 19 de Dezembro próximos e, que apurará o Campeão Regional Individual Absoluto.
Será o actual Campeão Regional de Semi Rápidas que abrirá o match, pois foi a ele que o sorteio ditou a condução das peças brancas na 1.ª partida.
A clasificação final do Regional de Semi Rápidas ficou assim ordenada:

I REGIONAL DE SEMI-RÁPIDAS













Classificação Final













Rank
SNo.
Nombre
Elo
FED
Club
Pts
BUC
1
3
Éder Márcio Leite Pereira
1600
CPV
Pinéu Chess
4

2
5
Rui Manuel N. Oliveira Vera-Cr
1533
CPV
Atlântic Tuna
3
5
3
1
Alessandro Mazzonni
1613
CPV
Pinéu Chess
3

4
2
Daniel Lopes
1604
CPV
Isecmar Profs
3

5
11
António Brito
0
CPV

2
5
6
6
Jorge Vicente Dos Santos Almei
1497
CPV
Atlântic Tuna
2

7
4
Antunio Barbosa
1543
CPV
Isecmar Profs
2

8
7
Carlos Alberto Mões Joaquim
1495
CPV
Pinéu Chess
2

9
10
Hermes Pires
1452
CPV

1
5
10
9
Kessy Jones Jesus Rocha
1463
CPV

1

11
8
Carlos Augusto Vieira Ramos
1475
CPV

1
3





 

Em baixo, a partida que joguei com Terêncio Alves, para a Taça de Cabo Verde em xadrez por correspondência.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Amanhã é dia de inauguração e de Semi rápidas

Amanhã, dia 12 de Dezembro é dia de inauguração do espaço onde a Associação de Xadrez de S. Vicente irá centrar as suas actividades. É certo que o espaço do Centro Social do Madeiralzinho será partilhado com outras organizações, mas mesmo assim, será um grande benefício dos xadrezistas locais. 

Para esta inauguração, e para que se começasse já a utilizar este espaço, a AXSV preparou um programa de actividades, que para além da inauguração, terá o sorteio das cores para o primeiro jogo do Match Daniel Lopes - Éder Pereira, o Campeonato Regional de Rápidas, que se prolonga até Domingo e finalmente o match que terá inicio na Segunda-feira dia 14. Muito xadrez em S. Vicente neste mês de Dezembro.
O programa e o Regulamento do Regional de Semi rápidas podem ser consultados no sítio da AXSV aqui e aqui.


Esperando que num futuro próximo, a AXSV também tenha nas suas competições jogadoras de xadrez, aqui deixo uma partida entre Ana Baptista e Catarina Leite, disputado no Campeonato Feminino de Portugal deste ano. Este Campeonato foi jogado num Hotel de Gaia, na mesma altura em que alguns pisos mais abaixo, eu levava grandes porradas no Torneio Internacional de Gaia.



quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Está de volta o Campeonato Regional Individual Absoluto de S. Vicente


Depois de realizadas as fases preliminar e intermédia do Campeonato Regional Individual Absoluto de S. Vicente, a comunidade xadrezista de Cabo Verde, e não só, aguardava com alguma expectativa a marcação e realização do match final, entre Daniel Lopes e Éder Pereira, para apuramento do Campeão Regional 2009. Pois bem, posso divulgar, em primeira mão, que o match irá realizar-se de 14 a 19 de Dezembro próximos.
As partidas serão disputadas a partir de Segunda-feira, dia 14 de Dezembro até Sábado, dia 19 de Dezembro, diariamente  a partir das 20:30 H, na sede da Associação de Xadrez de S. Vicente. O match terminará, antes da data prevista, caso algum dos jogadores conseguir atingir os 3,5 pontos. Se, após a partida de 19 de Dezembro, Daniel Lopes e Éder Pereira, estiveram empatados, o match prosseguirá, diariamente e á mesma hora, até que um dos jogadores ganhe uma partida.
A Direcção do match, como vem sendo hábito, estará a meu cargo.

Em baixo, a partida entre Eder Pereira e Daniel Lopes, disputada no dia 5 de Julho passado durante a fase intermédia do Campeonato Regional Individual Absoluto de S. Vicente.